Interpretação do Património para Visitas Guiadas

Uma formação que muda a forma de ver o património natural e cultural, leva a utilizar muito mais o seu potencial, contribui eficazmente para a sua conservação, permite que sejam proporcionadas experiências significativas aos visitantes.

 
(40h presenciais e cerca de 15h de trabalhos complementares)

 

Datas: (Edição A) 3,4 e 5 | 11 e 12 de Fevereiro de 2023, e

(Edição B) 27 de Fevereiro a 3 de Março de 2023

Local: Museu Monográfico de Conimbriga

Formador: Pedro Morais

Valor da inscrição: 270€

Inclui um desconto de 10% por se tratar das duas primeiras edições desta formação em português.

Neste valor está incluída a certificação europeia de Certified Interpretive Guide (CIG) pela Interpret Europe e por esse motivo exige também que os participantes se inscrevam previamente na Interpret Europe (valor mínimo anual de 30€, no primeiro ano), os coffee-breaks, o seguro, e o apoio para a realização dos trabalhos complementares e respectiva avaliação.

Data-limite para inscrição: As inscrições são aceites por ordem de recepção e até 27 de Janeiro para a edição A, e até 20 de Fevereiro para a edição B

 

Formação certificada pela Interpret Europe

O que é interpretação do património?

Em poucas palavras é tornar o património natural e cultural significativo.

Quando no final de uma visita guiada sentimos uma ligação forte a um local ou objecto patrimonial, o guia provavelmente usou estratégias interpretativas para criar uma experiência marcante no visitante.

A interpretação fomenta que cada participante crie os seus próprios significados e mensagens sobre o património natural ou cultural e com este se relacione de uma forma profunda e memorável.

Factos e números são facilmente esquecidos, mas quando a comunicação apela para a mente, para o coração e para as mãos em simultâneo, traduz-se em experiências poderosas. Desta forma, os visitantes compreendem e apreciam melhor o que está à sua volta, valorizam o seu passado e também o futuro, como uma parte importante das suas vidas.

Ser um guia interpretativo

Participar num curso certificado de “interpretação do património para visitas guiadas” da Interpret Europe é alcançar uma nova forma de olhar para o património (natural e cultural) e de encontrar formas eficazes de:

 

Inspirar os participantes

Um intérprete não ensina. Um intérprete cria experiências memoráveis, revela segredos, desperta a curiosidade e as emoções para conseguir ligar os participantes ao património natural e cultural.

Usar o poder das palavras

As palavras e as ideias que escolhemos estimulam a mente e induzem pensamentos nos destinatários de modo que se despertem valores e significados profundos.

Aproveitar e apreciar

Ao criarmos um sentido de pertença e de ligação profunda entre um lugar patrimonial e os seus visitantes promovemos a valorização do património e a realização de experiências memoráveis.

Usar as ferramentas da interpretação

Esta formação fomenta o uso de ferramentas de interpretação para ligar o público a um local ou objecto patrimonial. Todos os participantes adquirem as técnicas eficazes para aplicação em diversas situações e locais.

Uma formação adequada para todos os profissionais

Todos os que pretendam evoluir nesta actividade, desde os guias mais experientes aos iniciantes, e mesmo outros profissionais que trabalham com público em diversas actividades de visitação, educativas ou de animação, podem tirar todo o potencial desta formação pois está desenhada para se adaptar a uma vasta gama de perfis. E não é necessário possuir um conhecimento anterior de interpretação do património, mas é importante possuir alguma experiência de vistas guiadas ou de contacto com o público. Os exercícios práticos permitem uma rápida percepção de como a Interpretação se aplica, como pode aprimorar os conhecimentos e experiências anteriores, e leva a uma descoberta dos princípios teóricos e das contribuições de vários autores neste campo.

 

Resultados de aprendizagem do curso

✓ Compreender os objectivos da interpretação do património

✓ Seleccionar fenómenos patrimoniais e revelar a sua importância aos visitantes

✓ Usar estratégias que fomentam um compromisso real para a protecção do património natural e cultural

✓ Envolver activamente os visitantes na descoberta do património e do seu valor

✓ Identificar temas para enquadrar apresentações de locais e fenómenos patrimoniais

✓ Planear e realizar apresentações e percursos interpretados

✓ Usar métodos de auto-avaliação e de avaliação entre-pares

 

Um curso essencialmente prático

Esta formação está repleta de exercícios práticos que levam a uma rápida visualização de como a interpretação se aplica na prática e que incentivam uma solidificação teórica através do incentivo à procura de bibliografia e de autores que estabeleceram as ideias fundamentais que sustentam a interpretação.

Este programa foi desenvolvido e testado para oferecer um conjunto de exercícios interactivos, apresentações e discussões para gradualmente dotar os participantes com as necessárias ferramentas técnicas e de comunicação. Isto de modo a dar directrizes de confiança e criatividade para realizar actividades e percursos interpretados na natureza ou em locais de património cultural.

 

Os participantes complementam a prática com reflexões sobre os exercícios baseados na teoria da interpretação. Estas estratégias fomentam a compreensão dos fundamentos teóricos como os temas e estratégias, componentes de sustentabilidade ou preocupações sociais. É apresentada também a evolução da interpretação do património, desde os seus primórdios nos Estados Unidos até à sua utilização actual na Europa.

E no final da formação, uma acreditação profissional europeia

Após a conclusão satisfatória do curso e das actividades complementares, os participantes recebem o título de Guia Interpretativo (Certified Interpretive Guide – CIG) certificado pela Interpret Europe. Esta certificação cumpre os requisitos mais exigentes a nível mundial para a área da Interpretação do património e é resultado de mais de 20 anos de experiência.

Juntar-se a este grupo crescente de profissionais dinâmicos, tanto a nível nacional como europeu. Redes nacionais e europeias facilitadas pelo IE membros fornecem muitas oportunidades para os CIGs. conheça, troque e fique por dentro das novidades e desenvolvimentos.

CIGs também podem fazer um curso complementar para se tornarem próprios treinadores e desta forma espalharem esta forma de trabalhar.

Aspectos práticos

Duração da formação: 40 horas presenciais, em 5 dias consecutivos ou divididos em 2 períodos de tempo, por exemplo dois fins de semana.

Horário: Das 9.00 às 18.00 h, com intervalo para almoço das 13.00 às 14.00

Participantes: Mínimo de 8 e máximo de 14 participantes

Não é obrigatório possuir conhecimentos prévios de interpretação de património, mas é necessário ter experiência de visitas guiadas ou de contacto com visitantes.

Será disponibilizada uma lista de alojamentos no concelho de Condeixa, sendo ainda possível usar a vasta oferta de alojamento em Coimbra (20min de Conimbriga) ou noutras localidades próximas.

Será possível almoçar no restaurante do Museu de Conimbriga a um preço especial.

É importante os participantes levarem caderno de apontamentos, calcado e roupa adequada para visitas de campo, mesmo em condições de chuva fraca.

Informação complementar, Ligações e Inscrição

Para:
  • Solicitar mais informação sobre esta formação:
  • Solicitar mais informação sobre a possibilidade de realização de uma formação para a minha entidade ou num local mais perto da minha residência:
  • Solicitar mais informação sobre outras formações e novidades sobre Interpretação do Património em Portugal:

Enviar um correio para geral@pedromorais.eu

Ligações

Pedro Morais https://www.pedromorais.eu

Interpret Europe https://interpret-europe.net

National Association for Interpretation (NAI) https://www.interpnet.com