Data-limite para inscrição: 11 de Junho de 2023
As inscrições são aceites por ordem de recepção e no máximo até 1 semana antes de cada edição.
Em poucas palavras é tornar o património natural e cultural significativo.
Quando no final de uma visita guiada sentimos uma ligação forte a um local ou objecto patrimonial, o guia provavelmente usou estratégias interpretativas para criar uma experiência marcante no visitante.
A interpretação fomenta que cada participante crie os seus próprios significados e mensagens sobre o património natural ou cultural e com este se relacione de uma forma profunda e memorável.
Factos e números são facilmente esquecidos, mas quando a comunicação apela para a mente, para o coração e para as mãos em simultâneo, traduz-se em experiências poderosas. Desta forma, os visitantes compreendem e apreciam melhor o que está à sua volta, valorizam o seu passado e também o futuro, como uma parte importante das suas vidas.
Um intérprete não ensina. Um intérprete cria experiências memoráveis, revela segredos, desperta a curiosidade e as emoções para conseguir ligar os participantes ao património natural e cultural.
As palavras e as ideias que escolhemos estimulam a mente e induzem pensamentos nos destinatários de modo que se despertem valores e significados profundos.
Ao criarmos um sentido de pertença e de ligação profunda entre um lugar patrimonial e os seus visitantes promovemos a valorização do património e a realização de experiências memoráveis.
Esta formação fomenta o uso de ferramentas de interpretação para ligar o público a um local ou objecto patrimonial. Todos os participantes adquirem as técnicas eficazes para aplicação em diversas situações e locais.
Todos os que pretendam evoluir nesta actividade, desde os guias mais experientes aos iniciantes, e mesmo outros profissionais que trabalham com público em diversas actividades de visitação, educativas ou de animação, podem tirar todo o potencial desta formação pois está desenhada para se adaptar a uma vasta gama de perfis. E não é necessário possuir um conhecimento anterior de interpretação do património, mas é importante possuir alguma experiência de vistas guiadas ou de contacto com o público. Os exercícios práticos permitem uma rápida percepção de como a Interpretação se aplica, como pode aprimorar os conhecimentos e experiências anteriores, e leva a uma descoberta dos princípios teóricos e das contribuições de vários autores neste campo.
O Curso CIG foi extremamente interessante e deu-me conhecimentos teórico-práticos e confiança para levar as visitas a um outro nível. Todos(as) os(as) guias, professores e técnicos de turismo deviam fazer este curso! Mas preparem-se porque depois, nada será como dantes! 🙂
A. J.
A formação em interpretação do património é uma ferramenta que permite pensar o contexto em que nos inserimos e criar ligações e pontes
entre objetos e conceitos aparentemente não relacionados, expandindo o seu significado. A aplicação dos conhecimentos que adquirimos na formação não só potencia o desenvolvimento de competências para quem pretende seguir a via profissional da interpretação, mas também é aplicável a todas as áreas profissionais que envolvam exposição/apresentação de projetos, criação de conteúdos, ensino, entre outros.
A. T.
✓ Compreender os objectivos da interpretação do património
✓ Seleccionar fenómenos patrimoniais e revelar a sua importância aos visitantes
✓ Usar estratégias que fomentam um compromisso real para a protecção do património natural e cultural
✓ Envolver activamente os visitantes na descoberta do património e do seu valor
✓ Identificar temas para enquadrar apresentações de locais e fenómenos patrimoniais
✓ Planear e realizar apresentações e percursos interpretados
✓ Usar métodos de auto-avaliação e de avaliação entre-pares
Esta formação está repleta de exercícios práticos que levam a uma rápida visualização de como a interpretação se aplica na prática e que incentivam uma solidificação teórica através do incentivo à procura de bibliografia e de autores que estabeleceram as ideias fundamentais que sustentam a interpretação.
Este programa foi desenvolvido e testado para oferecer um conjunto de exercícios interactivos, apresentações e discussões para gradualmente dotar os participantes com as necessárias ferramentas técnicas e de comunicação. Isto de modo a dar directrizes de confiança e criatividade para realizar actividades e percursos interpretados na natureza ou em locais de património cultural.
Os participantes complementam a prática com reflexões sobre os exercícios baseados na teoria da interpretação. Estas estratégias fomentam a compreensão dos fundamentos teóricos como os temas e estratégias, componentes de sustentabilidade ou preocupações sociais. É apresentada também a evolução da interpretação do património, desde os seus primórdios nos Estados Unidos até à sua utilização actual na Europa.
Após a conclusão satisfatória do curso e das actividades complementares, os participantes recebem o título de Guia Interpretativo (Certified Interpretive Guide – CIG) certificado pela Interpret Europe. Esta certificação cumpre os requisitos mais exigentes a nível mundial para a área da Interpretação do património e é resultado de mais de 20 anos de experiência.
Juntar-se a este grupo crescente de profissionais dinâmicos, tanto a nível nacional como europeu. Redes nacionais e europeias facilitadas pelo IE membros fornecem muitas oportunidades para os CIGs. conheça, troque e fique por dentro das novidades e desenvolvimentos.
CIGs também podem fazer um curso complementar para se tornarem próprios treinadores e desta forma espalharem esta forma de trabalhar.
Duração da formação: 40 horas presenciais, em 5 dias consecutivos ou divididos em 2 períodos de tempo, por exemplo dois fins de semana.
Horário: Das 9.00 às 18.00 h, com intervalo para almoço das 13.00 às 14.00
Participantes: Mínimo de 8 e máximo de 14 participantes
Não é obrigatório possuir conhecimentos prévios de interpretação de património, mas é necessário ter experiência de visitas guiadas ou de contacto com visitantes.
É importante os participantes levarem caderno de apontamentos, calcado e roupa adequada para visitas de campo, mesmo em condições de chuva fraca.
Enviar um correio para geral@pedromorais.eu
Pedro Morais https://www.pedromorais.eu
Interpret Europe https://interpret-europe.net
National Association for Interpretation (NAI) https://www.interpnet.com